Em declarações exclusivas para o randori.pt Rui Vieira, actual director técnico nacional faz um balanço muito positivo da presença portuguesa no mundial de Judo 2014.
Ruiv Vieria DTN:
“Análise Geral:
Estamos muito satisfeitos com os resultados e as prestações desportistas dos atletas da Seleção Nacional neste Campeonato do Mundo em Chelyabinsk-Rússia.
Os nossos objectivos desportivos individuais e colectivos foram alcançados na nossa prespectiva mais otimista.
Fizemos mais e melhor que em 2013 no Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro, onde já tinhamos melhorado em relação ao Campeonato do Mundo anterior de 2011 em Paris.
Penso que estamos no caminho certo, em articulação próxima com os treinadores dos Clubes, e que a evolução vai continuar positiva.
Temos obviamente de destacar Telma Monteiro, que voltou ás medalhas em Campeonatos do Mundo (bronze 2005, prata 2007, prata 2009 e prata 2010), num modelo competitivo em tudo idêntico ao que vamos encontrar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o que nos deixa naturalmente boas indicações.
O melhor resultado de sempre de Yahima Ramirez (5º classificada), que apenas perdeu com a campeã do mundo e campeã olímpica, em combates muito discutidos, deixamos muito satisfeitos e esperançados para o futuro próximo.
Ainda conseguimos colocar mais 4 atletas no grupo dos semi-finalistas, com os 9ºclassificados Diogo César, Carlos Luz, Célio Dias e Jorge Fonseca.
Colectivamente a equipa Portuguesa ficou bastante bem posicionada, o que nos enche de satisfação e orgulho nestes Atletas e equipa técnica (FPJ e Clubes).”